05/03/2021

MESMO COM INSTABILIDADE ECONÔMICA, MERCADO DA PISCICULTURA NO BRASIL TEM BOAS EXPECTATIVAS PARA 2021

O ano de 2020 ficou marcado pela COVID-19 e na piscicultura não seria diferente. O setor enfrentou um dos maiores desafios de todos os tempos, mas ainda assim seguiu firme, otimizando os processos e inovando na forma de enfrentar o novo cenário. De modo geral foi um ano de crescimento para quem soube se adaptar às mudanças de forma rápida e eficiente, tanto no aprendizado e inovação quanto em números de venda. O protagonismo do agronegócio na economia brasileira foi consolidado mais uma vez, batendo recordes de exportação, garantindo o abastecimento do mercado e mantendo a produção alinhada à demanda.

 

Contudo, devido às medidas de segurança tomadas durante o ano, a logística de produção foi muito afetada. Em virtude da desestabilização do cenário nacional e internacional de fluxo de comodities e das variações nas taxas de câmbio, as principais matérias primas, como grãos, vitaminas, embalagens, entre outras, ou ficaram indisponíveis ou tiveram uma elevação considerável no custo. Mesmo assim, a situação permaneceu favorável ao produtor. “Apesar da alta de custos, a relação custo x rentabilidade permaneceu favorável ao produtor quando olhamos o cenário macro, uma vez que houve demanda suficiente para manter o mercado aquecido e com preços de venda do peixe em nível mais alto, em alguns momentos inclusive com excesso de demanda frente à oferta.”, afirma Rodrigo Alencar, Gerente de Produto Aqua da marca.

 

O tão esperado “Natal da piscicultura” está chegando, mas o mercado para 2021 ainda é incerto, pois a economia continua instável com a longa e dificultosa corrida à vacinação em massa dos brasileiros. A esperança era que até a Páscoa a vacina já tivesse chegado a todos os grupos de maior risco, porém, o governo segue com dificuldades nessa missão. As matérias primas ainda estão com custo elevado e o produtor precisa continuar planejando bem o seu cultivo para otimizar os custos e continuar forte no mercado. Por outro lado, esse cenário de consequências da desvalorização do Real pode favorecer as exportações de peixe em 2021. “Se o aumento das exportações previsto para 2021 considerando o cenário atual se consolidar, será positivo no sentido de regular a oferta de pescado no mercado local e ajudar a manter a rentabilidade para o produtor, com preços de venda mais elevados.”, completa Rodrigo.

 

A Presence Nutrição Animal vai trabalhar ao longo de 2021 para oferecer cada vez mais diferencial ao produtor, com o aperfeiçoamento contínuo das soluções nutricionais, mas também indo além disso.

 

Nosso corpo técnico estará sempre preparado para munir o cliente de informação e ajudá-lo a tomar as corretas decisões de forma rápida e segura, otimizando sua produção e reduzindo custos, orientando para um manejo nutricional com muito maior precisão e resultados. Atender bem o cliente, no tempo certo e com o melhor custo-benefício são uma máxima dentro da Presence, por isso 2021 será um ano de novidades na linha Aqua, como parte do processo de melhoria contínua da nossa linha que é a mais completa do mercado.

 

Quer saber mais sobre as linhas de produtos da Presence? Acesse o link: www.presencenutricaoanimal.com.br.

 

#SEGUIMOSCONECTADOS


Compartilhe:

Siga-nos nas redes sociais!